Sobre Nós

O Centro Psicoterapêutico Fractal tem como missão a intervenção psicológica que promova o desenvolvimento humano, a saúde, o bem-estar psicológico e a inclusão social dos indivíduos e famílias. A intervenção é especialmente dirigida a todos os que experienciam situações "fraturantes" nas suas trajetórias de vida, ao nível individual, familiar e nos vários contextos sociais - na escola, no trabalho, nos grupos sociais onde vivem. 

A nossa visão é desenvolver práticas e sistemas de intervenção psicológica especializadas de excelência baseadas em relações institucionais positivas e em redeAssim a intervenção apresenta uma natureza sistémica e inclusiva, envolvendo os vários sistemas da comunidade - a família, os pais, a escola, os grupos, as instituições e a comunidade alargada, na construção de soluções para os desafios e dificuldades e implementação de ações promotoras de desenvolvimento e trajetórias de vida significativas e saudáveis.

Tendo como princípio base a aceitação incondicional e o respeito pela pessoa humana, os serviços de intervenção psicológica utilizam uma abordagem multi e interdisciplinar, de colaboração e cooperação com os clientes e instituições.

Assente numa base ecológica e sustentável, o Centro Psicoterapêutico Fractal elabora cada programa terapêutico à luz das necessidades de cada pessoa ou família, promovendo a rentabilização dos recursos existentes e a autonomia necessária à implementação de mudanças positivas que perdurem no tempo.

Os valores do Centro Pscioterapêutico Fractal consistem no(a):

1. Especialização e qualidade dos serviços

2. Modelo desenvolvimental, sistémico e inclusivo

3. Aceitação incondicional da pessoa humana e da(s) família(s) 

4. Desenvolvimento positivo

5. Promoção e proteção dos direitos fundamentais da pessoa humana

6. Articulação e cooperação interinstitucional

7. Intervenção ecológica e sustentável

O Centro Psicoterapêutico Fractal disponibiliza vários de serviços de intervenção psicológica e psicoterapêutica, que incluem:

1) Psicoterapia Individual com Crianças e Adolescentes 

2) Psicoterapia Individual com Adultos

3) Terapia Familiar 

4) Terapia de Casal

5) Aconselhamento parental 

6) Grupos Terapêuticos 

7) A orientação escolar e profissional 

8) Aconselhamento psicossocial

Escolhemos como símbolo do nosso Centro e da nossa intervenção, um fractal, objecto geométrico que representa estruturas ou objetos complexos. Cada estrutura fractal desenvolve-se e subdivide-se em várias partes, cada uma das partes semelhantes ao objeto ou original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes e ao longo do tempo foram os objectos que melhor descreveram o mundo em que vivemos. Neste sistema coexistem, a organização e o caos, a regularidade e a imprevisibilidade. O todo forma as partes e as partes formam o todo. O fractal pode, assim, ser também o sistema individual que é cada pessoa humana, cada família e cada sistema onde vivemos: o casal, a escola, o trabalho e a comunidade, também estes complexos, mas onde temos oportunidade de realização e ser feliz.



PAULA ALEXANDRA TORRES LIMA

Fundadora e Diretora Técnica do Centro Psicoterapêutico Fractal
Psicóloga e Formadora, com grande interesse pela área da Família, Parentalidade e Inclusão Social

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, em 2000, e pós-graduada em Consulta Psicológica para o Desenvolvimento Vocacional e da Cidadania pela FPCE-UP. Em 2010 concluiu formação especializada em Intervenção Sistémica e Familiar, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF) e realizou várias formações na área de terapia, intervenção familiar e parental, em contextos de exclusão social.

Entre 2001 e 2006 foi psicóloga nos Serviços de Psicologia e Orientação em Escolas do Ensino Básico e Secundário dos distritos de Viana do Castelo e do Porto. Entre 2006 e 2013 exerceu funções como psicóloga numa equipa multidisciplinar de atendimento e acompanhamento social e comunitário, no âmbito da medida de Rendimento Social de Inserção (RSI), no concelho de Viana do Castelo.

Em 2017 concluiu o Mestrado em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

Os seus focos de interesse são o desenvolvimento humano, as relações familiares e as relações interpessoais nos vários contextos de vida, a parentalidade, a proteção e a promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes, o bem-estar psicológico e o desenvolvimento social das comunidades. 
Na sua prática profissional, acredita ser possivel fazer pessoas e famílias felizes!